Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

sábado

Seguindo o pedido de alguns amigos, publico abaixo a íntegra
do bate-papo em que participei na UOL:

BATE-PAPO COM RODRIGO CAPELLA

ÍNTEGRA
O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantesdigitaram suas perguntas e respostas

(06:05:29) Rodrigo Capella: Fala galera, blz?? Vamô lá..... Opa!!!!
(07:45:23) Rica: Você deve ser louco pelo seu cachorro, né?
(07:46:03) Rodrigo Capella: Rica: opa! com certeza. Acho que todo mundo é um pouco...heheheheh
(07:46:57) nina: quantos cachorros você tem? que raça?
(07:47:50) Rodrigo Capella: Nina: Opa! Tenho um mini-yorkshire, chamado Brutus, ele tem 3 anos.... E vc, tem cachorros?
(07:48:36) Juju: Eu tenho dois cachorros, como posso conseguir mimar eles?
(07:50:13) Rodrigo Capella: Juju: Opa! Maneiro. Primeiro acho que vc precisa ter uma boa conversa com eles. Elas não precisam ser longas, acho que o ideal é vc falar umas três horas com eles, todos os dias. Fale sobre politica, economia e esportes. Ah! Não esqueça de perguntar o que eles acham do mensalão....hahahaha
(07:50:20) jane: Oi Rodrigo, o que você acha fundamental para mimar o cão?
(07:51:53) Rodrigo Capella: Jane: companherismo. Tenha uma amizade alegre e divertida com ele. Nunca converse assuntos chatos.... Ah! O seu cão precisa ter um site tb. Isso é fundamental. E não esqueça de fazer viagens com ele, o seu cão vai adorar...
(07:51:57) nina: tenho vários vira-latas! Você não acha que cão muito mimado é um problema?
(07:53:20) Rodrigo Capella: Nina: que nada! Pelo contrário, quanto mais você mimar o seu cão, mais ele vai ser seu amigo, mais ele vai confiar em vc. Portanto, mime-o cada vez mais, faça tudo o que ele quiser. Esse é o segredo para um bom relacionamento canino....
(07:53:24) rose: olá rodrigo...os cães podem fazer pirraça?
(07:54:16) Rodrigo Capella: Rose: podem. Eles fazem isso se você não os mima, pois precisam chamar a sua atenção.....
(07:54:31) ale: eu tenho um teckel..muito teimoso..o que devo fazer?
(07:55:46) Rodrigo Capella: Ale: nesse caso, é fundamental uma viagem internacional, ele vai voltar completamente diferente. Pode apostar nisso!!
(07:55:52) portugal: como é que faço para mimar o meu cachoro que tem 5 meses
(07:57:19) Rodrigo Capella: Portugal: pegue o seu cachorro no colo, dê duas voltas pelo quarteirão, não esqueça de parar num bom restaurante, os cães adoram comida italiana, anota isso, depois vá até o parque e continue segurando ele no colo.... durma com ele tb. Pronto, o seu cão já está mimado....
(07:57:28) fabs: oi meu cachorro tem 2 meses e ele faz xixi no sao da cozinha eu comprei aqueles produtos pra despertar cheiros, coloquei nos jornais e nao adiantou! ele faz toda vez pela casa
(07:58:50) Rodrigo Capella: Fabs: ele está tentando marcar território, mas não esquente com isso. Dê liberdade para seu cão, deixo-o à vontade para agir dessa forma, uma hora ele cansa...Será que cansa mesmo?
(07:58:50) Angelica/ITU: mimar depende de adestramento?
(08:01:46) Rodrigo Capella: Angelica: nada disso, adestrar e mimar são duas coisas bem diferentes. O mimo varia de cão pra cão, por exemplo, o Brutus (o meu mimi-yorkshire) late quando quer comer bifinho. Nem todos cães fazem isso. Uns latem, outros destroem a cozinha, já outros preferem morder a nossa calça. Varia de cão pra cão. Já adestramento é mais igual, é do tipo, senta, ele senta, corre, ele corre, pula, ele pula.... ai, vai...
(08:01:50) Fabrício: Fala Garoto!!! Gostaria de saber se vc acha que o seu livro é um livro de auto ajuda....
(08:03:40) Rodrigo Capella: Fabricio: Fala rapaz, o livro traz cinquenta dicas para você mimar o seu cão. Ele não é um livro de auto ajuda, até porque os livros de auto ajudam trazem regras, e o relaciomento entre cães e donos não podem ter regras. O livro tem uma linguagem leve e divertida, até porque o relacionamento do dono com o cão tem que ser assim. Como mimar seu cão está a venda nas melhores livrarias e pet shops. Vc já comprou o seu?
(08:03:46) Vitor: Oi gostei muito do seu livro e gostaria de saber se esse foi o primeiro livro que voce jah escreveu sobre o assunto?
(08:05:30) Rodrigo Capella: Vitor: sobre cães foi o primeiro, mas pretendo escrever outros. Esse é um assunto que me fascina muito. Eu adoro o Brutus e sei que ele merece um outro livro. Como Mimar Seu Cão foi dedicado a ele: "Dedico esse enorme livro (de 72 páginas hahaha) a um enorme cão (de 3 anos, e mini-yorkshire hahah).....
(08:05:37) David: Olá Sr. Capella, li seu livro e gostei, mas tenho uma cadela que é muito agitada, ela tem 11 meses, o que posso fazer para deixa-la mais calma?
(08:06:29) Rodrigo Capella: Sr. David: Nesse caso, o senhor precisa urgentemente criar um site pra ela. Que tal www.cadelaagitada.com.br?
(08:06:36) Beto: Se mimar demais o cão ele pode esquecer quem manda?
(08:08:36) Rodrigo Capella: Beto: Claro que não. Quanto mais você mimar o seu cão, mais ele sabe quem manda. Se vc o mima, é sinal que vc gosta dele. Ele tb gosta de vc. Quando ele lambe a sua perna, o seu pescoço, a sua mão, ou quando morde a sua mesa ou uma visita qualquer é sinal que ele está respeitando o seu dono... Vc já deu uma volta no quarteirão com ele hoje???
(08:08:41) Juju: pq teve a idéia de fazer esse livro?
(08:10:00) Rodrigo Capella: Juju: ah! Eu adoro o Brutus e queria saber como poderia mimá-lo mais. Ai resolvi anotar tudo num caderno de anotações, anotava tudo o que a gente fazia com ele. O resultado disso foi a publicação do livro. Eu repito: não é um manual de auto-ajuda.....
(08:10:14) julianafreitas.mv: vc consultou algum veterinário para escrever esse livro?
(08:11:40) Rodrigo Capella: Julianafreitas.mv: não consultei, pois o livro não é um guia, não é um livro de auto-ajuda, e não é um livro cientifico. Ele é apenas um livro, um livro comum que mostra a relação do dono com o seu cão. O livro tem uma linguagem leve e divertida, bem diferente dos livros cientificos....
(08:11:53) Pedro: agora eu pergunto para você, como é que eu vou levar este infeliz no colo se ele é um dog alemão?! não acha que seria mei que estranho?! mimador de cães. rsrssss
(08:13:25) Rodrigo Capella: Pedro: eu acho que não, até porque eu não vejo algum problema em levar um pastor alemão no colo, se vc não consegue carregálo sugiro que comece a carregar um mini york-shire, normalmente eles são mais leves, concorda? ... hahahahah
(08:13:25) ():): O meu cachorro é m fila tigrado, queria saber algumas manhas para deixar ele mais calmo quando xega visitas
(08:15:21) Rodrigo Capella: ():): Caramba, foi dificil escrever o seu nick aqui...hahaha Ok, vamos lá, pegue um papel e uma caneta, vou dar algumas dicas: primeiro, dê liberdade ao cão e deixo-o fazer o que quiser, segundo, nunca esqueça de dar brinquedos novos a ele, cada vez que vc sair compre algo de novo...pronto! As demais dicas estão no livro...rs....
(08:15:25) Beto: Levar o cachorro ao restaurante?
(08:16:01) Rodrigo Capella: Beto: ótima idéia, li uma reportagem que fala sobre isso. Ótima ideia, mas não esqueça que eles gostam de comida italiana!!!
(08:16:08) Samantha: Eu tenho um duschhund muito fofo, digo que e o meu bebe, mas qd não deixamos ele fazer algo, do tipo entrar dentro de casa qd nao e hora, na primeira oportunidade ele faz xixix sempre no mesmo local. Como lidar com isso?
(08:17:36) Rodrigo Capella: Samantha: Ele tem alguma amiguinha? Acho que seria interessante vc arrumar alguma pra ele. Fazemos assim: enquanto vc conversa com suas amigas, ele conversa com a amiga dele, fechado?
(08:17:50) Beto: como faço para adquirir este livro?
(08:19:02) Rodrigo Capella: Beto: O livro está a venda nas melhores livrarias de São Paulo e também em vários Pet Shops. Ah! Dá uma olhada no meu site, lá tem algumas coisas sobre o livro: wwww.rodrigocapella.com.br
(08:19:12) jnr: Tenho uma cadela que nao aceita cruzar com nem um cão ela e uma fera avança ate em mim dependendo da situação .. oque fazer ??
(08:20:41) Rodrigo Capella: jnr: a sua cadela precisa de uns meses de repouso, que tal levá-la para alguma ilha do Atlântico. Ou melhor: leve-a até a CPI dos Correios, lá ela vai poder morder todo mundo....
(08:20:56) Beto: Em minha cidade não existe pet shop nem livrarias porém gostaria de adquirir o livro
(08:22:34) Rodrigo Capella: Beto: eu queria contratar alguns endereços ambulantes, mas eles não aceitaram vender o livro... Vamos fazer o seguinte. Escreva-me: contato@rodrigocapella.com.br Ai, eu falo como vc pode comprar o livro...
(08:22:42) Lilou: Rodrigo, eu e minha esposa iremos viajar para o Japão e vamos trabalhar o dia todo, mas o nosso Lhasa Apso que vai com nós é muito apegado, em nossa ausência ele chora muito, faz xixi na cama e destroi os móveis, como podemos fazer para ele aprender a ficar sozinho?
(08:24:31) Rodrigo Capella: Lilou: quem disse que ele precisa ficar sozinho? Leve-o para as reuniões, leveo-o aos jantares e não esqueça de comprar presentes novos. Aqui no Brasil as famosas bolinhas de plástico estão em liquidação, já comprei várias, acho que seria interessante vc levar umas...
(08:24:41) DuDu !!!: Meu cachorro e anti-social o que eu posso fazer para ele acustumar com as pessoas ?
(08:26:07) Rodrigo Capella: DuDu!!!: Conte histórias, os cães adoram. Histórias de suspense, de mistério e de romance. Coloque o cão na frente da televisão e deixe-o ver novelas, seriados. Assim, ele vai saber que existem outras pessoas no mundo....
(08:26:12) ():): Qual e a raça que vc mais gosta?
(08:27:18) Rodrigo Capella: ():): gosto do mini-yorkshire, ele é tão fofo e obediente. Recomendo que dada pessoa tenha um. Aliás, acho que podemos fazer uma passeata de mini-yorkshires, que tal, galera?
(08:27:23) Belinha: é errado dormirmos com nossos cachorros?
(08:28:26) Rodrigo Capella: Belinha: claro que não, faça isso sempre. Não esqueça de incentivar os cães a dormirem durante o dia. Eles precisam repor as energias. Afinal, eles trabalham demais.
(08:28:35) Marina: Rodirgo gostaria de saber se os cães vira lata tem facilidade de aprender estas coisas
(08:29:55) Rodrigo Capella: Marina: claro, todo tipo de cão tem facilidade em fazer algo. É só vc instrui-lo a aprender coisas. Uma dica: Dê um controle remoto pra ele, assim ele vai selecionar a programação que prefere....
(08:30:01) Lorenzzo: desde que idade se pode mimar o cão?
(08:30:35) Rodrigo Capella: Lorenzzo: desde quando ele está na barriga de outro cão, mimando o cão pai você estará mimando o cão filho...
(08:30:43) ana: voce sempre teve caes?
(08:31:21) Rodrigo Capella: Ana: Sabe que não! Minha mãe e meu irmão me convenceram a ter um cão. Hoje eu os amo muito!
(08:31:31) Marina: Qual foi a sua mair dificuldade para escrever o seu livro, se é que houve dificuldades
(08:32:33) Rodrigo Capella: Marina: Claro, tive muitas dificuldades. Mas, o Brutus me ajudou muito, tanto é que eu dedico o livro a ele. A dificuldade maior foi de encontrar o formato e a linguagem dele, o resto flui naturalmente...
(08:32:37) Samantha: A que conclusão vc chegou sobre a relação entre caes e seres humanos, após a elaboração do livro?
(08:33:01) Rodrigo Capella: Samantha: mimar, mimar, mimar o seu cão cada vez mais!
(08:33:05) Nan: Há um mês meu cacorrinho morreu, agora eu mepreocupo com o meu outro cachorro quem convivia o tempo inteiro com o outro. Eles eram muito companheiros. O que você acha que eu devo fazer para ele não sentir tanto saudade?
(08:33:54) Rodrigo Capella: Nan: dê liberdade ao seu cão e não esqueça de dar voltas de carro com ele. Ele precisa conhecer outras pessoas.
(08:33:58) Marina: Quatos cães você já mimou em sua vida, e qual foi o nome de seu primeiro cachorro? será que vc se lembra?
(08:34:57) Rodrigo Capella: Marina: Claro, o Brutus. Até hoje eu só tive um amigo canino e é como se eu tivesse vários. Eu só não o trouxe aqui no UOL,pois hoje é dia do banho dele!! Viva o Brutus!!!
(08:35:10) Julio: Existe um mimo especial para cachorros idosos?
(08:35:57) Rodrigo Capella: Julio: claro, o mimo da paciência. Tenha paciência com ele, garoto. E não esqueça de comprar bifinhos, bolas e outras coisas mais.
(08:36:00) Paulo Netto: E ai Capella, é o Paulo, blz???
(08:36:38) Rodrigo Capella: Paulo Netto: fala garoto,já comprou o livro?
(08:36:44) Luna: Oi, meu nome é Luna, sou labradora e filha única há 3 anos e meio. Sou muito dócil, carinhosa, carente, sangue bom.... Mas meu dono está pensando em me castrar em breve... pergunto eu: além de cuidados médicos, ele deve ter algum tratamento especial nessa temporada de pós-operatório.
(08:37:39) Rodrigo Capella: Luna: olá, é bom falar com uma espécie canina. Os cães merecem atenção, merecem carinho a todo instante.
(08:37:46) Lorenzzo: Tenho um PetShop como fazer para revender seu livro?
(08:38:03) Lilou: Como eu faço para o meu Lhasa emagrecer?...rs.rs.rs.rs
(08:38:30) Rodrigo Capella: Lorenzzo: recomendo que você me escreva: contato@rodrigocapella.com.br Ai, eu falo quais os procedimentos. Opa!!!!
(08:39:04) Rodrigo Capella: Lilou: Corra com ele no parque, corra uns 50 km, participe de maratonas com ele....rs..
(08:39:12) Docinho: uma curiosidade... é impressão minha ou cachorros de menor porte (como pintchers e poodles) são mais "frescos", no sentido de mais apegados aos donos e mais anti-sociais com visitas?
(08:40:19) Rodrigo Capella: Docinho: não existe cão fresco, o cão fica apegado quando o dono dá um tratamento especial. Compre roupas pra ele e se ele quiser saia do seu quarto e deixo-o dormir na sua cama.....
(08:41:35) Rodrigo Capella: Fala galera, foi bom estar aqui. Olha só: no dia 11 de agosto, vou estar lançando o livro Transroca: o navio proibido, lá na Livraria da Vila, espero todos lá! Vai ter vinho e comes!! Opa!! Até lá galera, me escrevam: contato@rodrigocapella.com.br Fui!!!!!!!!!
(08:41:46) Moderador/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Rodrigo Capella e de todos os internautas. Até o próximo!
(08:41:53) Rodrigo Capella: Até mais!!