Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

sábado

Proteja o pescoço: a saga continua



Por Rodrigo Capella*

Todo escritor, quando inicia no mundo literário, quer atingir algumas metas. As principais são fama, reconhecimento e dinheiro. Poucos no Brasil trilharam esse caminho. Quando se faz uma lista, Paulo Coelho é lembrado de imediato. Outros, com uma pequena força, são escritos nas linhas seguintes. O fato é que não se preenche uma folha toda. Faltam nomes, sobram candidatos.

Lá fora, no exterior, o cenário é bem mais positivo. Tivemos recentemente J. K. Rowling, que atinguiu a incrível marca de 300 milhões de exemplares vendidos. Outros nomes surgiram na sequência e conquistaram espaço.

A bola da vez se chama Stephenie Meyer. Com a história vampírica “Crepúsculo” (Editora Intrínseca – 416 pág. 39,90 reais), liderou a lista dos mais vendidos do New York Times e vendeu milhares de exemplares. A história é aparentemente simples, ingênua, mas intrigante: Isabella Swan, uma jovem de 17 anos se muda para uma pequena e melancólica cidade. E lá, se apaixona pelo vampiro Edward Cullen – Mordi o lábio para esconder meu sorriso. Depois olhei para ele de novo. Seu rosto estava virado para o outro lado, mas achei que sua bochecha parecia erguida, como se ele também estivesse sorrindo.

Ambos têm um relacionamento equilibrado, com pausa e sentimento, agradando, principalmente, aos adolescentes, órfãos dos livros Harry Potter. O best-seller, é óbvio, migrou rapidamente para a grande tela. Com direção de Catherine Hardwicke (Jesus - A História do Nascimento) e previsão de estréia em circuito brasileiro para esse ano, “Crepúsculo” tem bons protagonistas - Robert Pattinson (Harry Potter e o Cálice de Fogo) e Kristen Stewart (Na Natureza Selvagem) – e promete arrastar multidões aos cinemas.

Embalada por esta expectativa e pela aceitação de “Crepúsculo” no Brasil – vendeu mais de 80 mil exemplares -, a Editora Intrínseca acaba de colocar no mercado o segundo volume da autora: “Lua Nova” (480 pág. 39,90 reais). À primeira vista, é natural compará-lo com o filme “Entrevista com o Vampiro”. Mas, cuidado: embora lembre um pouco, o livro é uma saga de vampiros e amor, que foge à tradicional transformação de homem em criatura.

A jovem, nesta segunda obra, está mais apaixonada - Edward - ainda sorrindo daquele jeito tão lindo que fazia meu coração parecer inchar e explodir no peito - pôs o braço em meu ombro e virou-se para olhar minha avó - e sinaliza que é capaz de colocar em perigo a sua própria vida para conquistar o vampiro sedutor e fazer parte da família dele, os Cullen.
Ao final da história, é normal o leitor ficar apreensivo. Afinal, como será a continuação? O que realmente vai acontecer com Isabella e Edward? Calma! Os fãs brasileiros vão ter que aguardar ainda pela chegada de “Eclipse”, terceiro livro da série, no qual tudo indica que o amor entre a adolescente e o vampiro ganhará, em alguns momentos, ainda mais força, como a cifra homônima de João Gilberto - Eclipse de luna en el cielo/Ausencia de luz en el mar/Muy solo con mi desconsuelo/Mirando la noche me puse a llorar

Depois, virão ainda o quarto e quinto livros da série. Esse último, aliás, será, provavelmente, uma visão do vampiro Edward sobre os acontecimentos que a garota narra em “Crepúsculo”, livro que deu início a saga. Enquanto eles não chegam, o prudente é proteger o pescoço. Um vampiro pode estar à solta, com ciúmes de Edward e louco por sangue dos fãs de Stephenie Meyer.

(*) Rodrigo Capella é escritor e poeta. Autor de doze livros, entre eles “Transroca, o navio proibido”, que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer. Informações: www.rodrigocapella.com.br