Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

sábado

Eu não confio em horóscopo



Por Rodrigo Capella*




Nunca confiei em previsão do tempo. Sempre que ela apontou sol, peguei o guarda-chuva. Sempre que ela apontou chuva, fui a praia. Também nunca confiei em horóscopo. Primeiro porque as mensagens são obscuras demais: “será a partir dos próximos segundos que Sol, Júpiter e Saturno armam um triângulo no céu” ou “Mercúrio e Urano abrem comportas possibilitando momentos”.




O segundo motivo que me leva a desconfiar do horóscopo é o fato da mensagem nunca coincidir com o momento que estou vivendo ou melhor com o dia da semana. Para se ter uma idéia, certa vez li a mensagem em uma segunda-feira, dia de branco, e o texto me surpreendeu: “hoje é dia de divertimento, durante todo o dia, vá ao parque relaxe e faça uma bela caminhada. Reserva momentos para sair com os amigos e ir ao cinema”. Em plena segunda-feira? Vai entender né?É, pois é, a vida é engraçada. De uns tempos pra cá, parei de ler sobre a previsão do tempo, deixei de ler o horóscopo. Para não desacreditar em tudo, recorri aos livros de auto-ajuda, que estão cada vez mais na moda.




Li vários títulos, mas nenhum me ajudou. Prometiam deixar-me mais alegre, prometiam tornar-me milionário, prometiam me mostrar o caminho eterno da felicidade e da tranqüilidade, prometiam...É, muitas promessas, poucos resultados. Alguma semelhança como nosso líder molusco disfarçado de gente? Bom, com certeza, mas é melhor deixar pra lá. Não quero morrer tão cedo. Tenho muito a madrugar, tenho personagens para criar, tenho muito o que sonhar, tenho algumas pedras para ultrapassar.Falando em pedras, cinco dias antes do lançamento do meu livro “Poesia não vende”, minha pedra no rim se manifestou. Tomei soro, fiquei internado e deitei na cama que sobe e desce, apertando apenas um botão.




Maldito líder molusco disfarçado de gente, maldito horóscopo. Um desses dois ou talvez os dois. Quem era o responsável pela minha pedra do rim se manifestar em uma hora tão inoportuna?Deitado, recebi um exemplar do jornal e rapidamente, por destino ou ironia, abri na página do horóscopo: “uma pedra no meio do sapato vai lhe tirar de circulação durante alguns dias. É tempo de reflexão e de aprimoramento.




Aproveite esse tempo para rever ações passadas e traçar planos futuros. Você está em um momento-chave de sua vida”.Pois, é. Pela primeira vez, em toda minha vida, o horóscopo acertou. Infelizmente, justo com algo ruim. Revi meus pensamentos e conceitos. A partir de agora, vou, toda manhã, tomar café e ler o meu horóscopo. Eu, agora, acredito nele.




(*) Rodrigo Capella é escritor e poeta. Autor de vários livros, entre eles "Transroca, o navio proibido", que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer. Informações: http://www.rodrigocapella.com.br/