Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

terça-feira

Snif! Snif!

Angústia do escritor

Por Rodrigo Capella*

Uma das maiores angústias do escritor é a de esperar pelo livro pronto. Depois de meses e meses, dedicando-se a escrever a obra, dando vida aos personagens e guiando-os mundo a fora, o autor depare-se com esse momento, muitas vezes caótico. Nessa etapa, tudo depende da editora. A revisão ortográfica, a disposição dos capítulos, a criação de um nome para o livro e a confecção das capas, em alguns casos muito simples e amadoras.

A nós, escritores, cabe apenas contar os minutos e fazer inúmeras ligações para a editora com o intuito de apressar o término da obra. Na maioria das vezes, o esforço é louvável, mas em nada adianta. A perda de tempo é imensa.

Vivo atualmente essa experiência com o meu quarto livro, a ser lançado em breve, no primeiro semestre desse ano. Vivi com o primeiro, segundo e terceiro. Certamente, viverei com o quinto. Não importa o gênero, a quantidade de páginas ou o tamanho da editora. Essa sensação é sempre a mesma e perdurará por um longo período.

O tempo passa, perco alguns fios de cabelos brancos e a data de lançamento do livro se aproxima. Leitores e amigos perguntam sobre o andamento da obra e dão sugestões. Eles querem participar! Mas, infelizmente, nada posso fazer. Tudo depende da editora. Acendo velas, faço orações, escrevo artigos e outros textos. Fumo cachimbo, sem mesmo gostar.
O humor piora, o período de insônia aumenta. Nervosismo! É como ter um filho: o coração dispara, a mão treme, o sorriso é alegre. Tal momento exige relaxamento profundo e convida-me para uma breve meditação.

Respiro fundo, reflito e relaxo. Em nada adianta, não consigo me desligar desse livro. Quando recebê-lo pronto, vou ler cada uma das páginas minuciosamente, ficarei emocionado com as ilustrações e, certamente, acharei tudo muito bonito e interessante. Respirarei aliviado. É sempre assim, exatamente desse jeito. Temos os mesmos sentimentos de angústia e quando conquistamos algo, ele se vai como se nunca tivesse existido.


(*) Rodrigo Capella é escritor e poeta. Autor do livro “Transroca, o navio proibido”, que vai ser adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer. Informações: www.rodrigocapella.com.br