Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

sábado

Au, au, au......

Tire o seu cão de casa e leve
o peludo para um lugar diferente

Por Rodrigo Capella*

Já se passou o tempo em que o cachorro passeava somente no parque ou dentro de carroça, agora o peludo pode circular em padaria, restaurante, shopping e até mesmo em áreas verdes construídas para atender aos desejos dos cães. Dá pra acreditar?

O dócil golden retriver Argos, por exemplo, gosta de passar o fim-de-semana num sítio, uma espécie de hotel fazenda para cachorros que oferece estrutura de hotel cinco estrelas, com moradias individuais e alimentação balanceada. "Lá, ele se diverte o tempo todo, aprende brincadeiras diferentes e faz novos amigos. Sinto saudades, mas sei que Argos é bem tratado e gosta de ir ao sítio", justifica Marcos Nogueira, que convive com o peludo há mais de seis anos.

Esse mercado está super aquecido! Cada vez mais, os donos vem procurando os hotéis fazendas para o cão se distrair e relaxar. Apostando na segmentação desse nicho, o veterinário Aldo Macellaro Junior fez inovações no seu Clube de Cãompo, implantando atendimento diferenciado para cães de pequeno porte, que contam com veterinários e podem circular livremente pelos 60.000 metros quadrados do hotel. "Além do carinho do dono, o cão precisa de atividades físicas, uma boa ração, água fresca e cuidados veterinários, incluindo vacinas e vermífugos", esclarece Aldo, que inaugurou o Clube de Cãompo em 1996.

Rafael Pattoli já pensou em levar o yorkshire Brutus a um hotel fazenda, mas mudou rapidamente de idéia. "Eu quero ficar sempre ao lado dele, dando amor e carinho. Mas, sei que meu companheiro gosta de conhecer lugares inusitados e, ás vezes, levo-o para almoçar num lugar diferente e aconchegante", diz Rafael, referindo-se ao Via Café, um restaurante que está sempre cheio de cães, das mais variadas raças, tamanhos e cores. "Uma vez, Brutus fugiu da coleira e foi em direção à mesa do lado, onde havia um chow-chow aparentemente feroz. Os dois, um cão pequeno e o outro grande, latiram durante alguns minutos. Foi engraçado. O Brutus estava muito á vontade, agia como se estivesse em casa. Acho que ele está preparado para freqüentar qualquer tipo de lugar".

Pode ser, Rafael, mas a veterinária Fernanda Cioffetti, da Pet Society, alerta que alguns cães estranham os locais desconhecidos. "Podemos evitar tais transtornos condicionando e treinando estes animais desde pequenos a freqüentarem ambientes diferentes e também a conviverem como outras pessoas e animais", explica Fernanda, lembrando que os cachorros devem usar sempre a placa de identificação com o número do registro animal. "Se o cão for bravo ou apresentar um comportamento hostil, recomendo ainda a instalação da focinheira. Este procedimento deve ser considerado ato de amor, pois preserva a saúde e segurança dos nossos melhores amigos".

Se não quiser levar o cão a restaurante e clube de campo, o dono tem a opção de passear com ele em shoppings, tais como o Frei Caneca, localizado na cidade de São Paulo. Pode-se passear por todas as dependências, exceto a praça de alimentação e áreas fechadas, como cinema e teatro.

Mas, tantas novidades assim não parecem empolgar alguns donos de cães. O professor de dança David Gomes, por exemplo, mostra-se perdido e ainda pensa na possibilidade de levar o peludo a um lugar diferente. "Quando vamos ao pet shop comprar ração e um brinquedo novo, a Thita vai junto. Mas, ela não freqüenta restaurantes e shopping. Se algum dia ela pedir, nós vamos conversar e tomar uma decisão em família, como sempre fizemos".
David, é bom você se apressar. Os empresários do segmento canino não param de ousar. Recentemente, eles inauguraram um motel especializado para cães, o Pet Love Motel, que surpreendeu conceituados veterinários e agradou os cachorros que sonhavam com uma noite de núpcias mais confortável.

Agora, é só esperar. Logo, logo teremos um planeta canino, uma piscina especialmente construída para os peludo e, é claro, uma casa na árvore para eles brincarem nas horas vagas. Quer apostar?

Clube de Cãompo: Rodovia Marechal Rondo, KM 94,5. Tel: (11) 9989-0518.
Pet Love Motel: Av. Ordem e Progresso. Tel: (11) 3618-3000
Shopping Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 569. Tel: 3472-2000
Via Café: Rua Jacutinga, 365. Tel: (11) 5051-7551.


(*) Escritor, poeta e jornalista. Autor de diversos livros, entre eles "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", que vai se adaptado para os cinemas. E-mail:
contato@rodrigocapella.com.br

Já existe....

uma rádio online que conversa com o público canino.
Anote o endereço:
www.dogcatradio.com.br;

aparelho dentário para os peludos terem um sorriso
perfeito e uma mordida pronta para devorar os ossinhos;
uma profissional,
especializada em tomar conta dos cães. O nome dela? Baby Dog. Não deixe de
consultar os anúncios;


táxi adaptado para transportar os orelhudos. Preço:
aproximadamente R$ 1,50 por quilometro rodado;


mais pet shop do que farmácias, na cidade de São
Paulo. Agora, você vai encontrar um veterinário perto de sua casa.