Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

domingo

Ferramentas essenciais para mensurar a efetividade no Twitter

Por Rodrigo Capella

O Twitter acaba de completar cinco anos, com quase 7.000 tuítes por segundo e mais de 460 mil novas contas por dia, de acordo com matéria publicada no R7. No meio deste mar de informação, uma pergunta (feita com frequência nos cursos sobre Assessoria Digital que ministro) ganha cada vez mais importância: há ferramentas gratuitas capazes de oferecer uma mensuração adequada no Twitter?

Com uma mecânica simples e resultados fáceis de analisar, o BackTweets e o TweetEffect suprem esta necessidade. Para usar o BackTweets, basta digitar uma URL divulgada no Twitter. Rapidamente, a ferramenta mostra os perfis que comentaram, por exemplo, um hotsite promocional, um website de uma empresa ou o link de um artigo.

Vamos a um exemplo: em uma rápida pesquisa sobre o site do Itaú, encontramos informações diversas, como o projeto “Ler faz crescer” (http://www.itau.com.br/lerfazcrescer) e dicas para se mudar de agência.



Além de mapear quem mencionou a URL original, o BackTweets consegue captar mensagens que utilizaram encurtadores, como o bit.ly.

Com funcionalidade complementar, o TweetEffect informa quantos seguidores ganhamos ou perdemos com cada tweet. Vou comentar dois exemplos: o @volkswagen_br e o @oficialpegeout.

De acordo com a ferramenta, o @volkswagen_br possui seguidores fiéis. O TweetEffect mostra que nas últimas 19 atualizações, este twitter não sofreu mudanças em relação ao número de seguidores.


Já o @oficialpegeout apresenta um cenário diferente. O TweetEffect revela que nas últimas 109 atualizações, este twitter perdeu seguidores.


A ferramenta revela ainda, tuíte por tuíte, em qual momento a marca ganhou ou perdeu relevância:


Estas duas ferramentas gratuitas (BackTweets e TweetEffect), se bem utilizadas, podem acrescentar informações essenciais ao relatório de mensuração de resultados, contribuindo para um melhor planejamento e para a identificação coerente dos interessados pelo conteúdo de uma marca.

Vale à pena, então, utilizá-las, sem fechar os olhos, é claro, para as novas ferramentas e possibilidades.

(*) Rodrigo Capella (@rodrigo_capella) é jornalista, assessor de imprensa, blogueiro, escritor e palestrante. É editor do blog PR Interview e autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia. Ministra os cursos Assessoria Digital – Evoluindo do Release para a Web 2.0 (Escola de Comunicação) e Engagement: dicas para um relacionamento diferenciado com imprensa e cliente (Abracom). E-mail: capella.rodrigo@gmail.com.