Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

quarta-feira

Em cena, o fortalecimento do SMVR


Por Rodrigo Capella*

Muito se tem falado, no Brasil, sobre Social Media Press Release (SMPR) e suas particularidades. Neste contexto, especialistas comentam sobre tags nos textos de divulgação, links em palavras-chaves e disponibilização de imagens em Flickr e redes similares – ferramentas de apoio ao trabalho jornalístico. Um avanço se compararmos ao tradicional release 1.0; um entrave se tentarmos equilibrar com as práticas americanas e européias.

No exterior, um conceito mais inovador – o Social Media Video Release (SMVR) – ganha, cada vez mais, campo e dimensão. Em poucas palavras, de uma forma mais lúdica e descontraída, a mensagem – antigamente, transmitida via e-mail em forma de texto e links – é agora compartilhada em formato de vídeo, com as mesmas conexões com a social media

Um case interessante foi coordenado pela Liberate Media. Quando adquiriu a Spannerworks, a iCrossing, empresa de marketing digital especializada em soluções colaborativas, contou com a ajuda da agência inglesa para comunicar o negócio à mídia de uma forma diferenciada e eficaz, conferindo entretenimento, informação e prestação de serviço.

Optaram por gravar um vídeo, com menos de cinco minutos – tempo ideal para ser assistido pela internet. Protagonizado pelo CEO da Spannerworks, Arjo Ghosh, e pelo CEO da  iCrossing, Jeffrey Herzog, o SMVR esclarecia as missões e atividades das empresas, e ainda contextualizava toda a transação, respondendo as possíveis dúvidas dos jornalistas. No final do material, os tradicionais contatos da assessoria de imprensa – como no release tradicional.

O produto foi lançado no blog da iCrossing e compartilhado em sites como YouTube e Asterpix. Só no YouTube foram mais de 1.800 visualizações, o que garantiu ao SMVR da iCrossing, no dia da estreia, a posição de número 34 entre os vídeos mais assistidos (categoria de notícias e política).

Na mesma linha, mas com proposta distinta, a BMW lançou um vídeo, com proporções de SMVR, para divulgar o novo BMW 7 Series. Em uma praça de Moscou, uma ampulheta, com o veículo dentro, fazia a contagem regressiva do lançamento. No vídeo, um depoimento do diretor de design do Grupo BMW, Chris Bangle, explica a iniciativa e sustenta a ação.

Essas iniciativas da iCrossing e BMW mostram que o assessor de imprensa digital precisa, cada vez mais, expandir os horizontes e não se restringir às tradicionais mídias sociais. Na onda do SMVR, é preciso sair do teclado e transformar palavras em imagens!

(*) Rodrigo Capella é jornalista, escritor e assessor de imprensa desde 2002. Formado em Jornalismo pela Umesp e pós-graduado em Jornalismo Institucional pela PUC-SP. Autor, entre outros, de "Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia".