Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

terça-feira

Paulo Coelho e 2009: o que vai acontecer?

Na frente de Paulo Coelho

O site do escritor Rodrigo Capella, que completa 5 anos de existência e conta com mais de 15 mil acessos mensais, acaba de alcançar uma façanha inédita: quando a palavra “escritor” é digitada no Google, o site de Capella aparece na frente do site do escritor Paulo Coelho. Isso ocorre devido à quantidade de acesso, que aumentou bastante depois que Capella divulgou no YouTube vídeos em que recita textos de seu livro “Poesia não vende”, que valoriza a poesia e também traz depoimentos de Ivan Lins, Barbara Paz e Carlos Reichenbach, entre outros.
----------------------------------
Por Rodrigo Capella*

Não sou de fazer previsões. Mas, gostaria apenas de dar um aviso: em 2009, o número de leitores vai aumentar sensivelmente. Não por conta dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, mas sim por causa da tecnologia. Isso mesmo! No próximo ano, os leitores eletrônicos vão conquistar definitivamente os brasileiros.

Mas, afinal o que é um leitor eletrônico? Em poucas palavras, trata-se de um aparelho fino e de fácil transporte que comporta aproximadamente 200 livros. E com mais uma vantagem: as obras saem pela metade do preço das compradas em livrarias.

Os leitores eletrônicos mais conhecidos são Amazon Kindle (US$ 359) e Sony PRS-700 (US$ 399), que utilizam a tecnologia E Ink, capaz de oferecer aos leitores bons momentos de leitura, sem cansar os olhos. O modo operacional é simples: basta o usuário comprar um título on-line e separar um tempinho do dia para a leitura.

Esse mercado já está aquecido nos Estados Unidos. Lá, de acordo com o Fórum Internacional de Publicação Digital, entre o último trimestre de 2007 e o primeiro de 2008 o mercado registrou, em vendas, um volume de US$ 10 milhões. É um número considerável e interessante se observarmos as limitações dos aparelhos. O Kindle, por exemplo, é vendido apenas on-line e só lê livros comprados na Amazon.

Neste cenário, o que tem seduzido os americanos são justamente os best-sellers disponíveis. Quem tem livro eletrônico, pode ler, por exemplo, “Crepusculo” e “Lua Nova”, de Stephenie Meyer, por preços que variam de US$ 6 a US$ 9,99. Ou então degustar o livro do presidente eleito Barack Obama: “A audácia da esperança”.

A onda já foi lançada. Mas, do jeito que a tecnologia evolui, só nos resta torcer para que os aparelhos não fiquem obsoletos em menos de cinco anos. É esperar pra ver! Ou melho: ler para compreender.

(*) Rodrigo Capella é escritor, poeta e palestrante. Autor de vários livros, entre eles “Transroca, o navio proibido”, que está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer. Informações: www.rodrigocapella.com.br