Este é o blog oficial do jornalista, assessor de imprensa, palestrante e escritor Rodrigo Capella

sexta-feira

Próximos Lançamentos


Tome nota:



Dia 14/06, ás 15 horas, vou autografar o meu livro "Poesia não vende", durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto (SP).



Dia 26/07, também ás 15 horas, autografo "Rir ou chorar", durante a Semana do Escritor de Sorocaba (SP).

Chicotada nos jornalistas, já!



Por Rodrigo Capella*



Antes mesmo de assistirem a “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, os críticos, muitos deles jornalistas, já teciam comentários favoráveis à nova película, protagonizada por Harrison Ford. Houve quem comentasse, inclusive, que esse filme é tão importante para 2008 quanto “2001: Uma Odisséia no Espaço” marcou o lendário 1968. Como se não bastasse essa bobagem, li também que a atuação de Ford é tão intensa que nos remete a uma reflexão racial e social. E mais: compararam “Indiana Jones....” a marcas de carro e perfume, como se o cinema, mesmo de estrelas, fosse tão desejado quanto um CK One ou um Paco Rabane.



Tais comentários assustadores e lamentáveis foram escritos, em jornais de circulação nacional, antes da realização da tradicional cabine de imprensa de “Indiana Jones..” – na qual profissionais de imprensa assistem ao filme antes do grande público. Ou seja, o jornalista-crítico deixou-se levar pelos bons filmes da série e, em muitos casos, apontou essa como a melhor história de Indiana.



Puro erro! O longa diverte o público, tem bons momentos de aventura, mas não pode ser considerado uma película exemplar. O roteiro é o mais fraco dos Indianas e, acredite se puder, tem falhas de sincronismo. Longe, portanto, de ser comparado ao clássico “2001...” e aos perfumes CK One e Paco Rabane, que mantém a mesma essência do começo ao fim do frasco.
A melhor leitura que pode ser feita dessa aventura é um pouco árdua para a mídia, talvez por isso ainda não tenha sido publicada. O personagem, na verdade, representa a “ética” e com sua arma, o chicote envenenado de raiva, tenta a todo custo combater os desvios e interpretações equivocadas da imprensa. Os inimigos que Indiana enfrenta são os “rusos” porque essa foi, aparentemente, a forma encontrada para mostrar que os jornalistas, ao errarem, contrariam a lei da moral e dos bons costumes, prejudicando toda uma sociedade.



Quem não se lembra, por exemplo, do Caso Escola de Base, na qual educadores foram erroneamente acusados de assediar crianças? Resultado: a escola foi depredada, os educadores quase foram presos e a mídia recebeu apenas alguns processos isolados. Casos como esse, infelizmente, são comuns e enquanto eu estava escrevendo esse artigo, mais um ocorreu: a mídia divulgou que um avião da empresa Pantanal havia caído em São Paulo. Mentira! Na verdade, uma loja que vende colchão havia expludido.



Percebeu a disparidade? Pois é, a empresa aérea foi prejudicada sem ter qualquer culpa e a sociedade entrou em estado de alerta, sem ter necessidade. Só quem, realmente, estava em São Paulo soube o que ocorreu: desespero, tumulto e muita gente ansiosa, buscando informações sobre os passageiros do acidente mentiroso.



Uma barriga (notícia mentirosa) como essa teria sido, facilmente, combatida com o chicote de Indiana, ferrramenta necessária contra o lead (primeiro parágrafo de um texto) mentiroso. Necessária também para evitar que, na redação, a emoção supere a razão e para não permitir que filmes medianos sejam transformados em verdadeiros clássicos, antes mesmo de serem vistos. Chicotadas nos jornalistas, já!



(*) Rodrigo Capella é jornalista, escritor e poeta. Autor de vários livros, entre eles “Transroca, o navio proibido”, que está sendo adaptado para o cinema, e “Rir ou chorar”, que desvenda os bastidores do cinema brasileiro. Informações: http://www.rodrigocapella.com.br/

terça-feira

Apresentação no Masp, em São Paulo (SP)

Amigos, acabei de fazer uma apresentação no Masp, em São Paulo. Observem:


quinta-feira

Apresentação em São Paulo (SP), no Masp


Amigos, na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, ás 19h30, vou fazer uma apresentação de textos de Ivan Lins, no Masp, em São Paulo, dentro do projeto Letras em Cena. A entrada é gratuita.

terça-feira

Bate-papo em São Paulo (SP)

Hoje, 13/05, eu mediei o bate-papo do cineasta Carlos Reichenbach com os alunos da Mega Cultural Films. Acompanhe:




segunda-feira

Palestra e Lançamento em Palmas (TO)

Amigos, acabei de voltar de Palmas (TO), onde participei, dia 12/05, do Salão do Livro do Tocantins, ministrando a palestra "Blog e Poesia" e lançando o meu livro "Poesia não vende". Acompanhe:







Confira, a seguir, algumas imagens da cidade. Repare a cor do céu, se isso não for poético, eu não sei mais o que é poesia:






domingo

Palestra e Bate-Papo em Pouso Alegre (MG)

Amigos, estive ontem (dia 10/05), em Pouso Alegre (MG), onde participei do II Salão do Livro Sul Mineiro, ministrando a palestra "Blog, poesia e dicas para se publicar um livro" e lançando o meu livro "Poesia não vende". Acompanhe:










Aproveitei, of course, para conhecer Pouso Alegre e me deparei com uma cidade repleta de árvores, cavalos e praças. Conheci, pela primeira vez na minha vida, um restaurante com preço negativo. Para comer uma "canhoninha", pagava-se R$ - 0,70. Exatamente, menos R$ 70. Dá pra entender?? Olhe as fotos abaixo:








quinta-feira

Palestra e bate-papo


Dia 10/05 (próximo sábado), vou ministrar a palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro” no 2° Salão do Livro Sul Mineiro, em Pouso Alegre.

Dia 12/05 (próxima segunda-feira), também ministrarei a palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro”. Mas, dessa vez em Palmas, no 4º Salão Internacional do Livro de Tocantins.

Dia 13/05 (próxima terçca-feira), vou mediar o bate-papo entre o premiado cineasta Carlos Reichenbach e os alunos da Mega Cultural Films.

domingo

Palestra em Pouso Alegre (MG)



Amigos, no próximo sábado (dia 10/05), estarei em Pouso Alegre (MG). Vou ministrar a palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro”, durante o 2° Salão do Livro Sul Mineiro. Durante a palestra, eu vou dar algumas dicas e mostrar que ter o livro publicado não é uma tarefa tão difícil quanto parece.

Lançamento de "Rir ou Chorar" em Floripa: entrevistas e autógrafos

ENTREVISTAS:

No dia 02/05, participei de uma maratona de entrevistas. Fui na.....


na Rádio Guarujá. Na foto, estou com Carol e Raquel



na Rádio CBN, na foto estou com Prates


na TV COM, na foto estou com Mônica




LANÇAMENTO DO MEU LIVRO "RIR OU CHORAR":

Depois, no dia 03/05, eu lancei o meu livro "Rir ou chorar", na Feira do Livro de Floripa. Acompanhe o resultado:








quinta-feira

Entrevista e palestras: fotos e fotos

Em entrevista, nessa semana, para a ALL TV, em São Paulo, falando sobre o meu livro "Rir ou chorar" e sobre os bastidores da literatura e do cinema:




Em palestra, que ministrei, junto com o cineasta Ricardo Zimmer. Falei sobre literatura, cinema e artes em geral:





Em palestra, falando sobre algo, não me lembro o quê: